O exame radiográfico veterinário, popularmente chamado de Raio X veterinário, é um dos mais importantes métodos de imagem utilizados na medicina veterinária para avaliação de afecções ósseas, articulares e intratorácicas.
Por ser um exame de rápida execução, menor custo entre outros exames, não ser invasivo e raramente precisar de anestesia, ele é, muitas vezes, a primeira forma de triagem e identificação de problemas de saúde. E, justamente por isso, deve ser realizado com atenção especial e por profissionais especializados na área.
Apesar da popularização, analisar uma imagem Radiográfica não é uma tarefa tão simples. O corpo de um animal possui 3 dimensões: altura, largura e profundidade. Entretanto, o que a imagem mostra é uma “foto”, em duas dimensões. Nela não existe profundidade – e essa é a origem de vários equívocos.
Diferente do que muitos pensam, o exame de Raio X veterinário não mostra apenas ossos e fraturas. É possível avaliar várias estruturas (especialmente do tórax) que são importantes na identificação de neoplasias ou no check-up veterinário, por exemplo.
Fazemos atendimento a domicílio na Grande
São Paulo, deixe aqui seus dados para que
possamos entrar em contato: