Um exame bastante solicitado pelos médicos veterinários e zootecnistas é a ultrassonografia. Uma grande vantagem desse exame é que, além de não ser invasivo, permite ao profissional a análise em tempo real dos órgãos internos do animal, permitindo um diagnóstico mais preciso e rápido.
Um exemplo bastante comum da aplicação desse exame é em casos suspeita da ingestão de objetos pelo animal, que podem causar a obstrução do intestino ou, no pior dos casos, perfurar algum órgão. Por meio da ultrassonografia, o profissional poderá saber se algum objeto foi engolido ou não, ajustando para o tratamento necessário.
O exame de ultrassom veterinário é totalmente indolor. O animal raramente precisa estar sedado a não ser que apresente condição especial ou não tolere a manipulação para o posicionamento. Através de um transdutor (um aparelho que encosta na pele do Pet), o equipamento emite e capta ondas sonoras. É com base nesses “ecos” que as imagens são formadas.
Diferente do que muitos imaginam, as imagens do ultrassom veterinário são vistas em tons de cinza. As texturas dos órgãos são verificadas pelas alterações nessa escala de cores. Com base nisso, o veterinário especializado faz uma análise profunda e emite laudos sobre a composição da parte do corpo do pet investigada.
Um exame bem feito pode detectar a presença de massas estranhas, lesões ou líquidos. Pode também diagnosticar alterações na estrutura e composição de órgãos e tecidos moles ou mesmo assegurar que está tudo ok!
Fazemos atendimento a domicílio na Grande
São Paulo, deixe aqui seus dados para que
possamos entrar em contato: